domingo, 20 de setembro de 2009

EUA recebem vacina em 'spray' nasal - Gripe Suína.



Este método inovador, aplicado na prevenção da doença a partir de Outubro nos Estados Unidos, não chegará à Europa, que receberá apenas vacinas contra o H1N1 na forma injectável.

As primeiras vacinas contra a gripe A distribuídas nos Estados Unidos vão ser em forma de spray nasal. O primeiro lote já está pronto e vai começar a ser aplicado em Outubro. A Portugal e ao resto da Europa, no entanto, só chegarão vacinas injectáveis, garantiu ao DN Graça Freitas, subdirectora-geral da Saúde.
A nova vacina contra o vírus H1N1, de nome Medimmune, é dos laboratórios da AstraZeneca, e a sua aplicação será por inalação. É uma prática pouco habitual e os Estados Unidos são, para já, o único país a aprová-lo como método preventivo contra a gripe A.
Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, a vacina já recebeu luz verde da Autoridade Norte-Americana do Medicamento (FDA) e a sua distribuição vai começar já no próximo mês. Só na primeira semana serão aplicados 3,4 milhões de doses e destinam-se aos grupos de risco, como grávidas, funcionários na área da saúde, crianças e doentes crónicos.
"Quando a vacina na forma de spray nasal estiver disponível, distribuiremos a carga inicial em quase 90 mil centros autorizados em todo o país", avançou o médico Jay Butler, do CDC, citado pelo jornal espanhol El Mundo.
Ao longo do mês é esperado um aumento do número de doses disponíveis para as 20 milhões por semana, para que em Dezembro já tenham sido entregues as 195 milhões de vacinas (inaláveis e injectáveis) adquiridas pelo Departamento de Saúde dos EUA.
À Europa, no entanto, só chegarão vacinas em forma de injecção. Segundo Graça Freitas, a diferença entre vacinas inaláveis e injectáveis está apenas na sua forma de apresentação e aplicação. "De resto, são duas substâncias imunogénicas completamente iguais", sublinha.
A responsável explica ainda que a Autoridade Norte-Americana do Medicamento tem determinados requisitos, que nem sempre são iguais aos europeus. "Não chegámos sequer a equacionar a hipótese da vacinas em spray nasal", conclui.
Os seis milhões de vacinas encomendados por Portugal aos laboratórios da GlaxoSmithKline (GSK) só serão distribuídos a partir de Dezembro, mas devem chegar a mais portugueses, uma vez que uma dose apenas será suficiente para imunizar os adultos.
Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde, seguidos das grávidas, crianças com mais de seis meses e doentes crónicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário