terça-feira, 22 de setembro de 2009

Curitiba, Rio e São Paulo concentram atividades no Dia Mundial sem Carro...



As três cidades brasileiras com o maior número de veículos de passeio (segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito), São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, são também as que concentram os eventos do Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta terça-feira (22).

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento internacional que começou na Europa em 1998. A ideia é que as pessoas deixem seus automóveis em casa por um dia no ano e utilizem o transporte coletivo ou meios alternativos, como bicicletas.

Na maior cidade do país, São Paulo, entidades, com o apoio da Prefeitura, vão distribuir material sobre educação no trânsito e mobilidade urbana. Em um dos pontos mais poluídos da cidade, a Marginal Tietê, a organização não-governamental SOS Mata Atlântica vai organizar uma manhã de lazer, com caminhadas e banhos de sol.

Às 20h, uma "bicicletada" está prevista para a esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.

No Rio de Janeiro, a Prefeitura planejou uma intervenção permanente: a partir desta terça, ruas do bairro de Copacabana terão sua velocidade máxima permitida reduzida para 30 km/h, para a segurança de pedestres e ciclistas.

Para “dar o bom exemplo” e estimular os funcionários a aderirem à iniciativa, a Prefeitura vai fechar os estacionamentos dos prédios públicos municipais por um dia e sortear passes de ônibus entre os empregados.

Em Curitiba, 40 quadras de 15 ruas serão fechadas no Centro da cidade, para eventos de educação no trânsito, saúde e mobilidade. No lugar de carros, haverá “bike-chas”, charretes levadas por bicicletas, como transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário