quarta-feira, 23 de setembro de 2009

El Niño trará chuvas para São Paulo e Sul na primavera



A persistência do fenômeno El Niño na primavera, embora com fraca intensidade, deve causar chuvas entre normal e acima da média na Região Sul e no estado de São Paulo. A estação de transição entre o inverno e o verão, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), começa às 18h18 desta terça-feira (22) e é a passagem do período seco para o chuvoso na região central do Brasil.

Com a chegada da nova estação, o norte da Região Norte e a Região Nordeste, com exceção da Bahia, terão chuva entre normal e abaixo da média histórica. Para as demais áreas do país, a previsão é de precipitações dentro da normalidade.

“O El Niño se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial e favorece, associado a outros eventos meteorológicos locais, o aumento gradativo das chuvas. A Região Sul é fortemente influenciada pelo El Niño”, diz ao G1 a meteorologista Priscila Farias, do Cptec/Inpe.

Priscila explica ainda que o Sul passou por um período prolongado de estiagem e que, a partir de julho, já por influência do El Niño, começou a registrar precipitações acima da média no norte da região. “Já temos excesso de chuva nos estados de Santa Catarina e Paraná, além também de São Paulo, que registrou eventos extremos de chuva em julho”, afirma.

Temporais

A meteorologista explica que o El Niño, evento de grande escala, favorece a formação e intensificação de sistemas meteorológicos que proporcionam a ocorrência das chuvas. Não se destaca a possibilidade de eventos severos de tempo como chuva forte associada à ventania e queda de granizo. “A passagem de sistemas frontais – que se caracterizam pelo encontro de massas de ar quente e fria – e também a formação de sistemas convectivos de mescoescola associadas ao gradativo aumento das temperaturas nessa época do ano favorece a formação de nuvens de tempestade", diz.

Durante a primavera, uma estação de transição, Priscila explica que é comum a ocorrência de eventos característicos tanto do verão quanto do inverno. “A primavera é propícia para que ocorram temporais localizados e eventos mais severos de chuva, porque ela possui características do verão e do inverno, proporcionando o encontro de massas de ar com características bem diferentes”, diz.

A ocorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul tem uma importante contribuição nas chuvas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. O Sul do país sofre a influência dos sistemas convectivos de mesoescala.

Já com relação a novos tornados, a especialista afirma que eles são consequências típicas de um temporal forte, mas os institutos brasileiros não têm as ferramentas necessárias para previsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário