quarta-feira, 13 de maio de 2009

OMS receia que H1N1 ganhe resistência


A Organização Mundial de Saúde (OMS) receia que o vírus da gripe A (H1N1) ganhe resistência aos antivirais após a passagem do H1N1 para o hemisfério Sul, onde o Inverno (propício à propagação do vírus, que gosta de frio) está a começar.

Estamos confrontados com o risco da resistência do vírus (aos antivirais)», disse Nikki Shindo, perito da ONU em pandemias, numa conferência de imprensa telefónica, a partir de Genebra. Isso porque algumas estirpes gripais do ano passado resistiram ao oseltamivir (comercializado pela Roche como Tamiflu e recomendado contra a nova gripe).

Num documento ontem divulgado, chamado «Avaliação da Severidade de uma Pandemia de Gripe» a OMS refere que o vírus H1N1 tem o potencial de causar uma epidemia que complete três voltas ao mundo, se sofrer mutações no sentido de se tornar mais facilmente contagioso, salvaguardando que o impacto varia de região para região consoante a qualidade dos sistemas de saúde.

A Organização enviou na semana passada 2,4 milhões de doses de Tamiflu para 72 países com maiores dificuldades, entre eles o México. Ontem, a Roche anunciou que iria oferecer à OMS outros 5,7 milhões de doses e que reforçaria a produção para ter 110 milhões de tratamentos prontos nos próximos cinco meses.

Segundo números da OMS, a gripe já afectou 5.251 pessoas em todo o mundo, provocando 61 mortos. Até haver vacina, o combate aos casos mais graves terá de usar o Tamiflu.

Fonte:PNN Portuguese News Network.

Nenhum comentário:

Postar um comentário